Considerada uma importante ferramenta no desenvolvimento de estratégia das empresas, o Funil de Vendas é um conceito facilmente adaptável a vários negócios e pode te ajudar muito.
Sua função é mostrar a jornada do cliente no processo de compra, desde o momento em que descobre sua empresa até a concretização da venda (ou até mesmo pós-venda em alguns casos). Ele geralmente se divide em etapas:
Topo do funil: É a fase de aprendizado, onde potencial cliente descobre sua empresa e reconhece o mercado em que atua. Nesse momento, é importante oferecer conteúdo e educá-lo para que o mesmo reconheça em você um parceiro que possa ajudá-lo
Meio do Funil: Aqui acontece um reconhecimento do problema. O visitante, após ler seu conteúdo e entender que você pode oferecer uma solução, torna-se um “Lead”. Aqui você precisa apoiá-lo e se mostrar como um verdadeiro parceiro. Longe de querer vender a qualquer custo, deve estar disposto a trabalhar em conjunto e encontrar a melhor solução.
Fundo do Funil: O momento da compra. Aqui, o Lead já desenvolveu uma relação de confiança com sua empresa e está qualificado para receber o contato da sua equipe de vendas. Acontecerão as negociações e se as etapas anteriores forem bem trabalhadas, também virá a venda. Algumas empresas também incluem o serviço de pós-venda nessa etapa do funil.
O entendimento e domínio do funil de vendas pode ser uma estratégia vital para a saúde da sua empresa e requer trabalho e estudo contínuos, afinal deve ser aprimorado e também existem diversas ferramentas para auxiliar na estratégia! 🔎🛍️💸